SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A experiência vivenciada pelo cuidador da criança/adolescente que enfrenta uma doença limitante da vidaPsicanálise e instituições: preâmbulos para a práxis do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PAULA, Danubia Cristina de; VEDANA, Kelly Graziani Giacchero  e  MIASSO, Adriana Inocenti. O significado do consumo de psicofármacos pelos familiares de pessoas com transtorno bipolar. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 63-74. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a7.

Familiares são importantes cuidadores de pessoas com transtorno bipolar (TB), podendo estar vulneráveis ao assumir esse cuidado e buscarem algum tipo de apoio, como o consumo de psicofármacos. O objetivo deste estudo foi compreender o significado que os familiares cuidadores atribuem para o próprio consumo do psicofármaco. Trata-se de estudo qualitativo com 32 participantes que utilizou o Interacionismo Simbólico (referencial teórico) e a Teoria Fundamentada nos Dados (referencial metodológico). Os dados foram analisados em três etapas: codificação aberta, axial e seletiva. O familiar é impactado por ter que assumir o cuidado e precisa buscar alternativas para se adaptar às dificuldades e efeitos disso. Assim, ele busca o consumo de psicofármacos, mas tal consumo é visto e compreendido de maneiras diferentes ao longo do processo de utilização. Os resultados desta pesquisa oferecem maior compreensão do fenômeno estudado e subsídios para a melhoria da assistência para essa clientela.

Palavras-chave : familiares cuidadores; psicofármacos; transtorno bipolar; teoria fundamentada nos dados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License