SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Psicanálise e instituições: preâmbulos para a práxis do psicanalistaAnálise intertransferencial no manejo de grupo operativo com funcionários de um hospital psiquiátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MENEZES, Etiene Silveira de et al. Atividades grupais na perspectiva de enfermeiros da Atenção Psicossocial. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 86-97. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a9.

O estudo teve como objetivo compreender as atividades grupais na perspectiva de enfermeiros dos Centros de Atenção Psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada com 15 enfermeiros atuantes nos serviços. A entrevista discursiva foi o instrumento utilizado. Realizou-se a Análise Temática de Minayo e utilizou-se a teoria de Pichon-Rivière sobre grupos operativos, em diálogo com outras investigações, para orientar a interpretação dos dados. Entre os aspectos apontados pelos enfermeiros estão: a pouca formação para atuar na coordenação de grupo; a falta de incentivo institucional para que possam se especializar; a superlotação dos grupos e a pouca disponibilidade de estrutura física e de recursos materiais. Entende-se que uma das principais formas de enfrentar os desafios apontados é a apropriação, por parte dos profissionais, de um aporte teórico para trabalhar com grupos, o qual pode ser balizado pela prática da educação permanente em saúde nos serviços.

Palavras-chave : Enfermagem; Serviços de saúde mental; Psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License