SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Group activities from the perspective of Psychosocial Care nursesCommunity mental health group: the view of Psychology discents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

CALDEIRA, Matheus Colombari; ANDRADE, Rodrigo Mostaço; SILVA, Liesly Soares Prado  and  POLVARINI, Valéria de Morais. Análise intertransferencial no manejo de grupo operativo com funcionários de um hospital psiquiátrico. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 98-105. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a10.

Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de coordenação e observação de grupo operativo de perspectiva psicanalítica. Foram realizados doze encontros, semanalmente, com monitores de recreação em uma instituição psiquiátrica do interior do Estado de São Paulo. Foi possível compreender os benefícios na condução do movimento grupal a partir da análise das intertransferências. As reflexões entre coordenador e observador após as sessões contribuíram para pensar as próprias resistências ao grupo, permitindo melhor manejo e compreensão simbólica da relação coordenação e grupo.

Keywords : Psicanálise; processos grupais; transferência; Pichon-Rivière.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License