SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Análise intertransferencial no manejo de grupo operativo com funcionários de um hospital psiquiátricoAtendimento psicológico grupal: experiências de usuários de serviços do Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVEIRA, Letícia Brandieri  e  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Grupo comunitário de saúde mental: um olhar dos discentes de Psicologia. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 106-119. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a11.

O Grupo Comunitário de Saúde Mental visa promover a compreensão da relação entre a pessoa e sua realidade cotidiana buscando a promoção de saúde. A presente pesquisa se direciona para uma atividade de grupo comunitário realizada no processo de formação de Psicólogos em uma Universidade do interior Paulista. Portanto, o objetivo constitui em verificar a importância da realização dos Encontros do Grupo Comunitário de Saúde Mental na perspectiva dos estudantes de Psicologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva-qualitativa, uma pesquisa de campo junto aos universitários que participaram dos encontros do grupo comunitário no período de março a junho de 2018 e 2019. O instrumento para coleta de dados foi um questionário eletrônico via formulário do Google Drive. Por se tratar de pesquisa com humanos o projeto foi submetido ao Comitê de Ética e aprovado, número CAAE: 26948819.4.0000.5495. A análise dos dados foi realizada a partir das repostas dos participantes ao questionário, analisadas na perspectiva de três aspectos que configuram o Grupo Comunitário de Saúde Mental: 1. atenção à realidade e à experiência humana; 2. o grupo como local de encontro e 3. o processo grupal, aprendizagem e saúde mental. Assim, verficou-se com esta pesquisa a importância do grupo comunitário na formação de psicólogos como um espaço para trabalhar aspectos relacionados à saúde mental. Ademais, percebe-se ainda outro aspecto fundamental a respeito da valorização da vida, onde os participantes do grupo começam a olhar para o próximo de forma humanizada, compreendem que em acontecimentos cotidianos estão presentes experiências de vida importantes e a partir dos encontros do grupo comunitário passaram a reconhecê-las.

Palavras-chave : grupo comunitário; psicologia; universitários; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License