SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Atención psicológica grupal: experiencias de los usuarios de los servicios del Sistema Único de SaúdeConsideraciones sobre la dimensión traumática en el trabajo de Justicia Restaurativa: hacia un diálogo con Sándor Ferenczi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

SOUZA, Carolina de et al. O trabalho do luto por suicídio: uma leitura kleiniana. Vínculo [online]. 2022, vol.19, n.1, pp. 131-143. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/issn.19982-1492v19n1a13.

A perda da pessoa amada é uma experiência que mobiliza intensa dor emocional, potencializada por fantasias inconscientes de quem a vivencia. O enlutado acredita que seus objetos bons foram perdidos e que os objetos maus se tornaram dominantes. Isso coloca o mundo interno em perigo iminente de se desintegrar. A resolução se dá quando o sujeito é capaz de restaurar seu vínculo amoroso com o objeto por meio da reparação. O objetivo deste estudo é analisar os componentes psíquicos em jogo no processo de luto por suicídio, sob a ótica da teoria psicanalítica de Melanie Klein. Para tanto investiga-se o enlutamento na perspectiva de um personagem de ficção, protagonista de um filme de animação japonesa que tematiza os diversos estágios do trabalho de luto. Com apoio da família e dos amigos, a aceitação da perda da pessoa querida pôde se estabelecer gradualmente no mundo interno, possibilitando que o personagem adquirisse maior confiança em suas tendências construtivas. O filme mostra como a experiência do luto por suicídio, por mais desafiadora que seja, pode ser elaborada de uma forma saudável, resultando em fortalecimento do ego e crescimento emocional dos sobreviventes.

Palabras clave : luto (estado emocional); suicídio; psicanálise; Klein; Melanie.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License