SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1Memória discursiva: sentidos e significações nos discursos religiosos da TV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ARANHA, Gláucio. As metamorfoses do texto: as tecnologias de comunicação na construção de gêneros literários e processos cognitivos. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.1, pp. 02-12. ISSN 1806-5821.

A sinergia produzida pela interação entre o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e a produção literária suscita uma série de questões técnicas e pragmáticas, as quais são enfocadas neste trabalho a partir da observação do processo de construção de novos gêneros e de novos procedimentos cognitivos do leitor. Neste sentido, o presente artigo explora objetos e temas com o intuito de estabelecer um mapeamento teórico das principais questões envolvidas nas transformações do uso e da produção do texto, partindo da tecnologia do impresso até às discussões acerca da importância do cibertexto como nova forma de expressão. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 01: 02-12.

Palavras-chave : novas tecnologias; cibertexto; narrativa; cognição; comunicação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )