SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3The imaginary about the work and their representation in the quotidian of the public market traders in Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ARANHA, Gláucio. O processo de consolidação dos jogos eletrônicos como instrumento de comunicação e de construção de conhecimento. Ciênc. cogn. [online]. 2004, vol.3, pp. 21-62. ISSN 1806-5821.

Novas tecnologias de comunicação e de informação têm sido desenvolvidas em acentuada velocidade, abrindo um farto leque de objetos que merecem ser observados com maior acuidade tanto no que tange ao seu aspecto comunicativo, quanto em relação à sua configuração enquanto espaço de produção de sentido. O micro-computador, o CD-ROM, o aparelho de fax, redes de videoconferência, a Internet, os jogos eletrônicos, dentre outros dispositivos reinventam práticas e modos de troca de conteúdos, constituindo novos modos de mediação e apagando cada vez mais as fronteiras que separavam os formatos tradicionais (impresso, televisão, rádio, etc.). Recorto, aqui, um desses formatos, a saber: os Jogos Eletrônicos. Desenvolvidos inicialmente como um projeto de redefinição da televisão, estes objetos foram ganhando contornos próprios ao incorporar a si outras tecnologias e projetos, tais como: o de formação de um modelo de "cinema interativo" e de "computador pessoal". Estabeleço um mapeamento histórico do processo de formação e consolidação deste formato até a sua configuração atual, apontando genealogicamente o devir desta tecnologia e as tensões que pesam sobre ela no sentido da consolidação de um espaço de produção de sentidos. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 03: 21-62.

Keywords : jogos eletrônicos; games; computador; cognição; sentido; comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )