SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4Cognitive analysis of the work process in Complex Systems of OperationsTo know and the kwowledge: some observations about the living and the time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

B. M. DE ALBUQUERQUE NAVARRO, Marli. Trabalho, saúde, ambiente, cognição e sustentabilidades. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 25-34. ISSN 1806-5821.

O artigo discute o mundo do trabalho no contexto do projeto tecnológico das sociedades industriais que se revela também como agressivo e destrutivo, gerador de aprofundamentos de sérias problemáticas sociais e ambientais, tais como o desemprego, a degradação do trabalho, a violência, a devastação do meio ambiente, a propagação acelerada de doenças, projetando como urgência a necessidade da reestruturação produtiva como forma de atenuar os efeitos negativos da era tecnológica e os paradoxos contidos na chamada globalização, enfocando a questão da construção das sustentabilidades, destacando os processos cognitivos voltados para formulação de projetos sustentáveis que tendem a construir com mais facilidade a integração entre objetividade e subjetividade, conformando uma ética capaz de tornar-se inerente ao cotidiano das ações humanas frente à natureza, em especial, quando da intervenção produtiva.

Keywords : sustentabilidade; ambiente; saúde do trabalhador; processos cognitivos; globalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )