SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4Cozinhando a geometria de redes de pesquisa com apropriações em ciência: conexões apetitosas para candidatos a gourmetA noção de vida em crianças brasileiras em 2004 em comparação com as de Genebra em 1926 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

RODRIGUES, Felipe Viegas  e  JR., Alfredo Pereira. Contribuição do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras gerais. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 55-60. ISSN 1806-5821.

Esta pesquisa procurou verificar se haveria uma correlação entre o estudo de bateria, em um intervalo de tempo de 6 meses, com um melhor desempenho em dois testes de habilidades psicomotoras gerais, os quais foram criados especialmente para este estudo. Os resultados obtidos mostram uma correlação positiva, confirmando outras pesquisas semelhantes, porém a complexidade de fatores envolvidos no processo demanda a continuidade da investigação, incorporando experimentos de controle para se descartar a ocorrência de um efeito de aprendizagem do teste utilizado.

Palavras-chave : neurociência; habilidades; coordenação motora; educação musical; bateria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )