SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4Contribuição do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras geraisO significado da reescrita de textos na escola: a (re) construção do sujeito-autor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

FRANCISCO FORTUNATO BATISTELLA, Andréia; PAGANINI DA SILVA, Eliane  e  RAIMUNDO GOMES, Ligiane. A noção de vida em crianças brasileiras em 2004 em comparação com as de Genebra em 1926. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 61-72. ISSN 1806-5821.

Este trabalho teve como objetivo comparar dados de um estudo realizado por Jean Piaget em 1926 com crianças genebrinas com os obtidos com crianças brasileiras em 2004. Partimos da hipótese de que são as mesmas as noções de vida das crianças genebrinas e brasileiras e que a noção de vida em crianças brasileiras e genebrinas obedecem à mesma evolução psicogenética. Utilizamos como método a entrevista e a análise clínicas com base em um roteiro estabelecido, considerando as questões realizadas por Piaget em seu estudo. Para a presente amostra, foram selecionadas nove crianças de 8 a 13 anos. Piaget encontrou quatro níveis no desenvolvimento da noção de vida em crianças de Genebra e, no contexto brasileiro, em 2004, as crianças estudadas por nós apresentaram esses mesmos níveis evolutivos. Portanto, podemos perceber que a noção de vida obedece a uma seqüência fixa no desenvolvimento intelectual da criança, assim como descobriu Piaget em suas pesquisas.

Palavras-chave : Desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento infantil; noção de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )