SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

GARCIA, Agnaldo. Cognição e evolução: a contribuição de Konrad Lorenz. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.4, pp. 89-100. ISSN 1806-5821.

A contribuição de Konrad Lorenz para as ciências da cognição é analisada. As idéias do autor sobre cognição e Epistemologia buscam integrar diferentes campos do saber, como Biologia, Psicologia e Filosofia. São abordados aspectos históricos e conceituais, destacando o conceito de aparato cognitivo, resultado de um processo evolutivo. As funções do aparato cognitivo vão desde a utilização de informação instantânea até as formas mais desenvolvidas, como a inteligência. Os processos superiores de cognição, tipicamente humanos, são o fundamento da sociedade e da cultura. A vida social dos primatas forneceu a base para o pensamento conceitual, a linguagem sintática e a tradição cumulativa. O pensamento conceitual é a síntese de formas anteriormente existentes formando um novo sistema. A unidade social e cultural decorre do raciocínio formal, da linguagem e da tradição comum ao grupo. Lorenz ainda tenta integrar processos cognitivos e afetivos na base dos valores éticos e estéticos.

Palavras-chave : Lorenz; Epistemologia Evolucionista; Cognição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )