SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The concept of intelligence multiple potential according Howard Gardner to reflect on pedagogical multimedia devices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

CECOTE STEIN, Cirineu. Aspectos da manifestação prosódica em relação com os processos de ativação cognitiva no português. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 2-18. ISSN 1806-5821.

A ativação cognitiva de um termo, ou a sua não-ativação, relaciona-se diretamente à noção de foco. Tradicionalmente, postula-se que um termo marcado por proeminência prosódica, especialmente a elevação da curva melódica (Fo), mostra-se em foco, caracterizando um novo dado inserido no contexto discursivo. Utilizando um corpus espontâneo, este artigo tem por objetivo analisar a manifestação do foco a partir do contraste entre o julgamento efetuado por falantes nativos do Português Brasileiro, baseado na audição de segmentos conversacionais, e a marcação prosódica efetiva desses mesmos segmentos, com o auxílio de programa computacional de análise prosódica. Os resultados obtidos evidenciaram que: a) a proeminência prosódica não é marca necessária de foco; b) é possível haver ativação de foco em segunda ocorrência discursiva; c) a ativação pode se relacionar com a contigüidade semântica; d) há ativação de foco por extensão metafórica. Os dados evidenciam, também, aspectos relacionados à duração da memória de trabalho. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 05: 02-18.

Keywords : ativação cognitiva; foco; prosódia; proeminência prosódica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License