SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The concept of intelligence multiple potential according Howard Gardner to reflect on pedagogical multimedia devicesLucid dreams: the oneiric lucidity arising and it's study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ARJA CASTANON, Gustavo. Construtivismo e ciências humanas. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 36-49. ISSN 1806-5821.

Nos últimos anos assistimos a uma proliferação do termo construtivismo em disciplinas como Psicologia, Educação, Sociologia e Filosofia da Mente. No entanto, se tomamos este conceito em seu sentido estrito, como a posição que defende o papel ativo do sujeito na sua relação com o objeto do conhecimento e construção de suas representações da realidade, vemos que diversas posições auto-denominadas construtivistas assumem teses que contrariam o espírito original desta tradição filosófica. Este artigo faz uma breve investigação das mais influentes utilizações contemporâneas do termo, pelas correntes do Construtivismo Piagetiano, Construcionismo Social, Construtivismo Radical e Construtivismo Social. Conclui que estas três últimas correntes não são estrito senso construtivistas, porque dissolvem o sujeito epistêmico. Além disso, demonstra que Construtivismo não implica em idealismo, e que o Racionalismo Crítico e o Construtivismo Piagetiano são os legítimos representantes de uma tradição construtivista que, aderindo ao realismo, se mantém no campo da Ciência Moderna. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 05: 36-49.

Keywords : epistemologia; construtivismo; construtivismo social; construtivismo radical; racionalismo crítico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License