SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Lucid dreams: the oneiric lucidity arising and it's studyPsychological effects of the anabolics abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

MUNIZ, Cleber Monteiro. Reconhecendo a oniricidade: um estudo exploratório sobre a metacognição do estado onírico. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp. 67-83. ISSN 1806-5821.

O objetivo deste artigo é compreender qualitativamente a alteração da consciência que origina o sonho lúcido e avaliar a transição do estado usual de consciência onírica para o estado não usual de lucidez. Sob uma perspectiva fenomenológica, pretendeu-se contribuir para a compreensão das modificações psíquicas e metacognitivas inerentes à instalação da lucidez no sonho, incluindo seus mecanismos mnemônicos e perceptuais internos. A hipótese defendida é a de que o reconhecimento do sonho provém da combinação de dados da memória autobiográfica recente com a aceitação do impacto realístico das imagens do sonho como possível a um estado onírico. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 05: 67-83.

Keywords : sonhos lúcidos; consciência; metacognição; cognição; psicologia; sonho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License