SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Formal education and metaphors for knowledge: searching for changes in pedagogical concepts and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

BONIATTI, Edina  and  BIDARRA, Jorge. O destino das palavras: a ambigüidade lexical na interpretação de texto. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 02-10. ISSN 1806-5821.

Para a presente discussão, parte-se da premissa de que a seleção lexical efetuada pelo autor ao longo da construção de um texto é de suma importância não só para ele próprio, mas também e especialmente para o leitor, quando na tentativa de interpretar a obra. Estudos realizados sobre semântica lexical não devem ser menosprezados quando se busca atribuir significação e sentido a um objeto lingüístico. A partir dessa perspectiva, discutir-se-á aqui, tomando por referência o poema Nu de Manuel Bandeira, o fenômeno da ambigüidade lexical observada no adjetivo nu e a forma como os diferentes significados que ele assume no texto interferem na compreensão do todo do poema. Além da ambigüidade clássica, tradicionalmente tratada por homonímia e polissemia, coloca-se igualmente em destaque nesse debate a metáfora como um elemento crucial no processo criativo do autor e, por conseqüência, interpretativo do leitor em relação ao poema em questão. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 02-11.

Keywords : semântica lexical; ambigüidade lexical; seleção lexical; metáfora; interpretação de texto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )