SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e práticas pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BONIATTI, Edina  y  BIDARRA, Jorge. O destino das palavras: a ambigüidade lexical na interpretação de texto. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 02-10. ISSN 1806-5821.

Para a presente discussão, parte-se da premissa de que a seleção lexical efetuada pelo autor ao longo da construção de um texto é de suma importância não só para ele próprio, mas também e especialmente para o leitor, quando na tentativa de interpretar a obra. Estudos realizados sobre semântica lexical não devem ser menosprezados quando se busca atribuir significação e sentido a um objeto lingüístico. A partir dessa perspectiva, discutir-se-á aqui, tomando por referência o poema Nu de Manuel Bandeira, o fenômeno da ambigüidade lexical observada no adjetivo nu e a forma como os diferentes significados que ele assume no texto interferem na compreensão do todo do poema. Além da ambigüidade clássica, tradicionalmente tratada por homonímia e polissemia, coloca-se igualmente em destaque nesse debate a metáfora como um elemento crucial no processo criativo do autor e, por conseqüência, interpretativo do leitor em relação ao poema em questão. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 02-11.

Palabras clave : semântica lexical; ambigüidade lexical; seleção lexical; metáfora; interpretação de texto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )