SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1The destiny of the words: the lexical ambiguity in the text interpretationTeacher's representation: a constructive vision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA, Ricardo. A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e práticas pedagógicas. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 12-25. ISSN 1806-5821.

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, é de se supor que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo desta hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 12-25.

Keywords : conhecimento; metáfora; educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )