SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Ecologia: de ciência à metáfora psicológicaLinguagem e pensamento: visão (supra) comunicativa acerca da linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

B. M. DE ALBUQUERQUE NAVARRO, Marli  e  DE OLIVEIRA CARDOSO, Telma Abdalla. Percepção de risco e cognição: reflexão sobre a sociedade de risco. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 67-72. ISSN 1806-5821.

Os estudos sobre percepção de risco têm crescido para apoiar várias análises elaboradas por diversos campos do conhecimento. Discutem-se hoje os fenômenos da chamada segunda modernidade, ou também como denominada por Ulrich Beck, a "modernidade reflexiva", onde consideramos que a partir de novos contextos reflexivos gerados pelos impactos da perspectiva do risco, novos padrões cognitivos estão se delineando para nortear tomadas de decisões, abrangendo desde as mais amplas no âmbito dos governos as mais cotidianas da vida dos indivíduos. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 67-72.

Palavras-chave : percepção de risco; sociedade de risco; risco; cognição; perception of risk; society of risk; risk; cognition.

        · texto em Português     · Português ( pdf )