SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Percepção de risco e cognição: reflexão sobre a sociedade de riscoA dimensão do trágico na vida cotidiana: cognótica contemporânea ou tecnologia de subsunção da consciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

ALEXSANDRO TELES DA SILVEIRA, Ronie; KUCKARTZ PERGHER, Giovani  e  GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo. Linguagem e pensamento: visão (supra) comunicativa acerca da linguagem. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 73-83. ISSN 1806-5821.

O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Esta discussão possui como pano de fundo a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta. A primeira delas, denominada "visão comunicativa acerca da linguagem" (VCAL) propõem a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda chamada "visão supracomunicativa acerca da linguagem" (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente, a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão sob análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 73-83.

Palavras-chave : linguagem; pensamento; comunicação; literatura de revisão; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )