SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Linguagem e pensamento: visão (supra) comunicativa acerca da linguagemCríticas Gibsonianas à Perspectiva Representacionista da Percepção Visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

CARDOSO BOUYER, Gilbert. A dimensão do trágico na vida cotidiana: cognótica contemporânea ou tecnologia de subsunção da consciência. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 84-97. ISSN 1806-5821.

Este artigo aborda uma "nova forma de observar" o clássico problema da questão filosófica do "ser" e da consciência, objetivando a análise filosófica sobre a questão do ser, abordando um problema sobre a consciência com o qual a "questão cognitiva" tem, historicamente, se deparado ao longo do tempo. Em um trabalho filosófico, como o que gerou este texto, uma "nova forma de observar" pode significar o uso de uma teoria já legitimada epistemologicamente e já comprovada através das vias ontológicas da realidade. Em outras palavras, uma "abordagem da cognição", que permita compreender a ação no "novo" capitalismo e sua "nova" sociedade. O "panoptismo cognitivo" é uma metáfora que explica o problema sobre o sujeito que, hoje, na "nova" sociedade, é um receptor e processador de informações provenientes de um ambiente externo artificial.

Palavras-chave : Consciência; cotidiano; ser; modo de produção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )