SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Representações Mentais, Imagens Visuais e Conhecimento no Pensamento de VigotskyA Influência do locus de controle conjugal, das habilidades sociais conjugais e da comunicação conjugal na satisfação com o casamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

FRANCO DE LIMA, Ricardo. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 113-122. ISSN 1806-5821.

A atenção é uma função crucial que permite a interação eficaz do indivíduo com o seu ambiente, além de subsidiar a organização dos processos mentais. Com a atenção, nós podemos selecionar qual estímulo será analisado em detalhes e qual será levado em consideração para guiar nosso comportamento. Avanços recentes nos estudos usando métodos de neuroimagem e outras medidas neurobiológicas têm permitido a investigação dos mecanismos específicos do sistema cerebral de atenção. No presente artigo, nós revisamos diversos aspectos dos mecanismos atencionais. Primeiramente, nós apresentamos a definição e tipos de atenção (seletiva, sustentada e dividida). Em seguida, descrevemos as bases neurais e algumas técnicas de avaliação em pesquisas e contexto clínico. © Ciçncias & Cognição 2005; Vol. 6: 113-122.

Palavras-chave : atenção; avaliação; bases neurais; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )