SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Compreendendo os Mecanismos AtencionaisReflexões sobre a interação cérebro-máquina: muito além dos neurônios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DA MOTTA VIEIRA FIGUEREDO, Patrícia. A Influência do locus de controle conjugal, das habilidades sociais conjugais e da comunicação conjugal na satisfação com o casamento. Ciênc. cogn. [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 123-132. ISSN 1806-5821.

A crise atual da família, como casais que se queixam de insatisfação conjugal, atribuída às dificuldades de comunicação, tem provocado o interesse de muitos pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas. Este arti go apresenta a base teórica de uma pesquisa empírica, em andamento, sobre este tipo de problema. Pretende-se avaliar a possível influência de variáveis conjugais, tais como, habilidades sociais, locus de controle e comunicação na mútua satisfação. As relações teóricas obtidas podem ajudar a predizer mudanças comportamentais na comunicação conjugal, com um possível aumento da satisfação conjugal. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 123-132.

Palavras-chave : satisfação conjugal; comunicação; habilidades sociais; locus de controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )