SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Personality, attribution styles and social abilities in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ORPHAO DE CARVALHO, Fernando. Evolução da linguagem: consensos, controvérsias e algo mais. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 02-13. ISSN 1806-5821.

Por que a Linguagem é da maneira como a teoria lingüística vem nos mostrando? Como a Linguagem veio a ser o que é? Porque a nossa espécie, e somente ela, possui algo que possamos caracterizar como 'Linguagem'? A maneira como estas e outras profundas questões têm sido abordadas pelo "estado-da-arte" do crescente campo da Lingüística Evolucionária é o objeto do artigo de M. Christiansen e S. Kirby (Language Evolution: Consensus and Controversies, 2003, Trends Cogn. Sci., 7: 300-307), dois eminentes e profícuos pesquisadores da área. No presente trabalho, pretende-se oferecer um outro ponto de vista acerca dos tópicos fundacionais dos estudos da Evolução da Linguagem, além de levantar alguns problemas e questões não abordados diretamente por Cristiansen e Kirby. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 02-13.

Keywords : faculdade da linguagem; evolução; neurociência da linguagem; adaptação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )