SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1The "teacher burnout" as a phenomenon of the modernity: the teachers in the wonderlandThe adaptationist program in psychology and the Theory of Evolution of the Species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

SANCHES DE ALMEIDA, Leila. A cognição social e a construção da relação educador-bebê na creche. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 42-48. ISSN 1806-5821.

A abordagem da Rede de Significações (RedSig) toma a relação social como uma construção dialógica que é mediada por diversas pessoas e que envolve diversos contextos sociais e conteúdos da matriz sócio-histórica - tais como os valores sociais, constituintes da cognição social. Assim, o presente estudo tem como objetivo apontar a presença de valores sociais no processo de construção da relação afetiva educador-bebê. Duas educadoras, quatro bebês (04-09 meses de idade) e suas mães participaram do estudo. Foram realizadas 60 entrevistas com as educadoras e as mães, ao longo dos três primeiros meses de inserção dos bebês em uma creche. Observou-se nas falas a presença de valores sociais sobre cuidados infantis, a relação afetiva mãe-bebê, o papel da educadora e alimentação de bebês. Viu-se ainda que outras pessoas fizeram parte do processo de construção da relação através de suas vozes, presentes no discurso das mães e educadoras. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 42-48.

Keywords : relação social; cognição social; significações; subjetividade; creche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )