SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Social cognition and the construction of infant-caregiver affective relationshipSome aspects about myth and "stars" in movies under the view of analytical psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

LEANDRO EICHLER, Marcelo. O programa adaptacionista em psicologia e a teoria da evolução das espécies. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 49-67. ISSN 1806-5821.

Nos últimos anos, a psicologia evolucionária tem sido apresentada como um viés para a explicação dos fenômenos psicológicos. Por esse viés, a adaptação biológica e a seleção natural são vistas como eventos causadores das manifestações psicológicas atuais. Esse reducionismo explicativo é criticado por renomados biólogos. Parte fundamental desse debate se encontra sobre os significados dados ao termo "adaptação". Apesar de sua importância psicológica, Piaget é um biólogo negligenciado nesse debate. Seu posicionamento a partir do entendimento dos sistemas dinâmicos não-lineares e auto-reguladores é um ponto de vista cada vez mais emergente e aceito. Vieses de inspiração biológica na psicologia do desenvolvimento têm muito a aprender com o biólogo Piaget, ainda mais sobre sua cautela com as explicações reducionistas em geral. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 49-67.

Keywords : psicologia evolucionária; adaptação biológica; Jean Piaget.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )