SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Computer games as a key factor in developing immersive interactive applications to learningComputation and cognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

GARCIA, Aline et al. A depressão e o processo de envelhecimento. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 111-121. ISSN 1806-5821.

O objetivo do presente artigo é mostrar as características dos transtornos depressivos na terceira idade, a partir de uma visão psiconeuroendocrinológica. Inicia-se com a descrição e análise das limitações físicas ocorridas durante o processo de envelhecimento, assim como das possíveis influências do estilo de vida nesse contexto. Apresentam-se as principais alterações endócrinas no processo de senescência e os aspectos gerais da depressão e sua significância clínica na terceira idade. É nesse contexto que se verifica a contribuição da neuropsicologia para o estabelecimento de um diagnóstico preciso e fundamental para o direcionamento terapêutico e a obtenção de intervenções psicossociais eficientes no tratamento da depressão em idosos. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 111-121.

Keywords : psiconeuroendocrinologia; envelhecimento; depressão; demência; memória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )