SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

GOMES DE ALMEIDA, Alfredo  e  WANDERLEY DA SILVA, Francisco. A importância do enfoque histórico cultural na elaboração de aulas de ciências no ensino fundamental. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 02-09. ISSN 1806-5821.

Resumo Nas escolas públicas do Estado de São Paulo, uma situação complicada, no que se refere à aquisição dos conteúdos da disciplina de ciências no ensino fundamental, se faz presente. Apontar propostas para solucionar este problema e discutir sobre a importância de conhecer o Enfoque Histórico Cultural para elaboração de tais aulas são os principais objetivos desse trabalho. Muitos dos professores, da escola onde a pesquisa ocorreu e que trabalham com alunos desta modalidade de ensino, não conhecem este tipo de enfoque. É este desconhecimento que limita as ações pedagógicas e as adequadas intervenções destes profissionais. Este trabalho também possui relatos e orientações práticas que visam diminuir as dificuldades apresentadas acima, assim como discuti o Enfoque Histórico Cultural e a sua importância para o processo ensino-aprendizagem. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 02-09.

Palavras-chave : aulas; ciências; enfoque histórico; cultura; ensino; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )