SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A importância do enfoque histórico cultural na elaboração de aulas de ciências no ensino fundamentalA relevância dos softwares educativos na educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

BUENO, Silvana Beatriz  e  EGGERT STEINDEL, Gisela. A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 10-21. ISSN 1806-5821.

Resumo Este estudo investiga a relação entre a biblioteca e a brinquedoteca no espaço escolar. O estudo objetivou explorar o lúdico do livro através da parceria entre biblioteca e brinquedoteca. O objeto de questionamento foi a participação da biblioteca enquanto estimuladora do processo lúdico através do livro e a utilização da experiência de uma brinquedoteca no uso do livro como objeto prazeroso. Optou-se por uma abordagem qualitativa de caráter documental e descritivo, tendo como principal fonte de coleta de dados os Cadernos de Planejamento e Registros da professora brinquedista. Os dados mostraram a possibilidade de um mútuo compartilhamento de informações e práticas entre o espaço biblioteca e brinquedoteca. Revelaram a premência de parcerias, de comunicação, de integração planejada entre estes dispositivos de instrução e formação. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 10-21.

Palavras-chave : Biblioteca escolar; leitura; ludicidade; educação infantil; brinquedoteca; ludologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )