SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolarO princípio da autoconfrontação aplicado ao estudo da atividade de correção de redações de exame vestibular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

CESAR SILVEIRA JUCA, Sandro. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 22-28. ISSN 1806-5821.

Resumo Um software pode ser considerado educacional quando adequadamente utilizado em uma relação de ensino-aprendizagem. As características principais que distinguem um software educativo é o seu desenvolvimento fundamentado em uma teoria de aprendizagem e a capacidade em que um aluno tem de construir, de forma autônoma, o conhecimento sobre um determinado assunto. A educação profissional está, cada vez mais, dependente dos softwares educativos devido, principalmente, à incompatibilidade do crescente número de alunos que buscam a formação profissional e dos recursos físicos existentes nas universidades e nas instituições de ensino profissionalizante. Desta forma, os softwares educativos estão se tornando uma solução incontestável, à medida que são empregados na simulação, substituindo sistemas físicos reais da vida profissional. Além disso, eles também são responsáveis por estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e, conseqüentemente, da autonomia, à medida que os alunos podem levantar hipóteses, fazer interferências e tirar conclusões a partir dos resultados apresentados. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 22-28.

Palavras-chave : software; educativo; educação; profissional; computador; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )