SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A relevância dos softwares educativos na educação profissionalCalidad de la traducción y desarrollo cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

WALLACE MENEGOLO, Leandro  e  D. DA C. W. MENEGOLOB, Elizabeth. O princípio da autoconfrontação aplicado ao estudo da atividade de correção de redações de exame vestibular. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 29-36. ISSN 1806-5821.

Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar um procedimento metodológico ao qual recorremos para constituir materiais discursivos de uma pesquisa qualitativa, que perscrutou o funcionamento da linguagem no trabalho de avaliação de textos de vestibular. Nesse sentido, efetuamos deslocamentos do princípio de autoconfrontação, presentes nos métodos de abordagem da relação linguagem-trabalho, praticados pelos grupos franceses Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail e Clinique de l'Activité, que conservam esse princípio. Os resultados da execução indicam que o procedimento permitiu o delineamento dos discursos que se apresentaram no diálogo/embate entre as prescrições oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior, o objeto-redação e um fazer historicamente constituído pelo/no avaliador. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 29-36.

Palavras-chave : linguagem; trabalho; autoconfrontação; avaliador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )