SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O princípio da autoconfrontação aplicado ao estudo da atividade de correção de redações de exame vestibularCustomizarte: moda, arte e cultura - trabalhando com as competências humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PEREZ RODRIGUEZ, José Henrique. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 37-47. ISSN 1806-5821.

Resumo Neste trabalho pretendemos pôr em destaque o relacionamento existente entre a qualidade das traduções e o grau de desenvolvimento cultural de uma sociedade, devido à especial projeção que desfruta o discurso traduzido no conjunto das interações comunicativas que têm lugar na comunidade. A caraterização do discurso traduzido como um repertório que parece apresentar algumas deficiências frente ao discurso não traduzido, alerta-nos acerca da possibilidade de que este tipo de discurso esteja contribuindo negativamente para o desenvolvimento cultural da sociedade. A adequada planificação da atividade da tradução seria a resposta a esta situação. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 37-47.

Palavras-chave : qualidade da tradução; desenvolvimento cultural; universais da tradução; planificação da tradução; tradução; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )