SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Calidad de la traducción y desarrollo culturalUm checklist para avaliação de requisitos de memória de trabalho no Nível 2 do modelo P-CMM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

DE FATIMA MARTINS, Eliecilia et al. Customizarte: moda, arte e cultura - trabalhando com as competências humanas. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 48-58. ISSN 1806-5821.

Resumo O Customizarte é um trabalho interdisciplinar realizado em Design de Moda, que objetiva integrar dimensões humanas, ressaltando as conexões com as comunidades para a construção da competência no âmbito ético, social, profissional e cultural a partir da problemática da prática em ações sociais ao processo de aprendizagem. Constitui-se no estudo de um tema de inspiração, juntamente com análises de imagens, as quais subsidiam a construção da identidade visual do projeto e o desenvolvimento da coleção com desenhos de moda, tendo como característica a customização. Envolve prática social a partir de oficinas de customização em instituições, geralmente filantrópicas. Os resultados são apresentados em um desfile de moda e registrados em relatório analítico. O Customizarte não é um modelo fechado de ser humano competente e feliz, mas busca integrar razão e emoção. Quanto à sua eficácia, resta ainda estudar conseqüências teórico-metodológicas que contribuam para uma reconstrução contínua e positiva do processo. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 48-58.

Palavras-chave : customização; extensão; moda; inteireza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )