SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A experiência subjetiva do tempo em Husserl e Brentano: contribuições das neurociênciasA ciência como forma de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

RIGONI, Maisa dos Santos; DA SILVA OLIVEIRA, Margareth  e  ANDRETTA, Ilana. Conseqüências neuropsicológicas do uso da maconha em adolescentes e adultos jovens. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 118-126. ISSN 1806-5821.

Resumo O interesse de pesquisas relacionadas ao consumo de Maconha tem aumentado, indicando que é a droga ilícita mais usada no Brasil entre estudantes. O uso crônico da maconha pode levar a déficits cognitivos. Neste artigo, realizou-se uma revisão de estudos sobre conseqüências neuropsicológicas do uso de maconha em adolescentes e adultos jovens, através de buscas em bases de dados PsycInfo e Pro Quest, entre 2000 e 2005, com as palavras-chave drugs, cannabis, adolescence, young people, teenager, evaluation cognitive, assessment cognitive and cognitive functions. Também foram consultados os acervos da Biblioteca Central da PUCRS e o site SCIELO. Encontraram-se poucos artigos sobre esta temática, e a maioria sugere alterações significativas no funcionamento cerebral e neuropsicológico em usuários graves de maconha que afetam funções associadas direta ou indiretamente ao Córtex Pré-frontal, como atenção, memória, funções executivas e funções psicomotoras. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 118-126.

Palavras-chave : adolescência; maconha; funções cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )