SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A ciência como forma de conhecimentoA transtextualidade em algumas obras de Italo Calvino:: o fio do desejo poderia cerzir os intertextos de autor e leitor? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

SOUSA, Janara. As sete teses equivocadas sobre conhecimento científico:: reflexões epistemológicas. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 143-152. ISSN 1806-5821.

Resumo Este ensaio se propõe a discutir as principais cristalizações acerca do conhecimento científico. Para tanto, optamos por tomar como ponto de partida sete teses equivocadas, que tanto o senso comum, quanto a própria comunidade acadêmica costumam atribuir ao conhecimento científico. Trabalhar as teses equivocadas foi também uma opção didática para facilitar a compreensão do nosso objeto de estudo. Esperamos assim auxiliar na distinção das fronteiras entre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento (religião, filosofia, etc.). O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, com ênfase na área de Ciências Sociais, Metodologia Científica e Filosofia. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 143-152.

Palavras-chave : ciência; conhecimento científico; senso comum; ideologia; política; epistemologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )