SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8As sete teses equivocadas sobre conhecimento científico:: reflexões epistemológicasA Relação Dinâmica Transferencial entre professor-aluno no ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

BRAUM, Sandra Maria. A transtextualidade em algumas obras de Italo Calvino:: o fio do desejo poderia cerzir os intertextos de autor e leitor?. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.8, pp. 153-164. ISSN 1806-5821.

Resumo O presente artigo contém algumas definições sobre a transtextualidade e intertextualidade. Utilizando algumas obras selecionadas de Italo Calvino, procura-se exemplificar esses conceitos e relacioná-los ao conceito de biblioteca universal ou de Biblioteca de Babel de Jorge Luis Borges. Nas obras selecionadas de Italo Calvino também são destacados alguns tipos de leitores, os quais são definidos de acordo com o seu desejo. A partir desta tipificação dos leitores é posta em questão a necessidade do desejo para desvendar os intertextos. A existência desse desejo permitiria um enriquecimento na leitura, na informação e no conhecimento. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 153-164.

Palavras-chave : transtextualidade; intertextualidade; desejo; conhecimento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )