SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Relações espaciais nas mídias digitaisCognição e redes abertas: a informação interativa como coração dos sistemas inteligentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

PILAR DA SILVA, Denise Ranghetti  e  STEIN, Lilian Milnitsky. Segurança da informação: uma reflexão sobre o componente humano. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 46-53. ISSN 1806-5821.

Resumo Na sociedade informatizada em que vivemos, o papel da segurança da informação é fundamental. A proteção a informações privilegiadas é essencial, e a abordagem mais usada para autenticação de usuários legítimos consiste de sistemas de senhas. Contudo, os requisitos para uma senha segura esbarram nas capacidades cognitivas de seus usuários, dando origem a inúmeros problemas. Este artigo discute esses dois mundos muito diferentes e que precisam interagir: o mundo da tecnologia e o mundo dos seres humanos; questionando a validade e a eficácia do tratamento desses problemas, ao longo da história, pelas pessoas encarregadas. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 46-53.

Palavras-chave : senhas; segurança da informação; autenticação; memória humana; capacidades cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )