SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Information security: a reflection on the human componentThe role of naming in abstract conditional discrimination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

DE GOES BRENNAND, Edna Gusmão  and  DE GOES BRENNAND, Eládio José. Cognição e redes abertas: a informação interativa como coração dos sistemas inteligentes. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 54-64. ISSN 1806-5821.

Resumo O envio de mensagens a um número cada vez maior de pessoas, através dos diversos meios de comunicação, está levando à reunião de esforços interdisciplinares na produção de sentidos sob o princípio do pluralismo. Discute-se, amplamente, que a informação não deve mais estar submetida à abstração de sentido nem reduzida ao conjunto de sinais que representa. Para capturar e disseminar rapidamente os conteúdos que cotidianamente circulam em todos os tipos de redes de informação, novas interfaces são cada vez mais necessárias. Este artigo discute a emergência dessas novas linguagens de operacionalização que são criadas e os desafios postos para o uso de modelos cognitivos, capazes de promover o desenvolvimento de inteligências coletivas. Apresenta elementos teórico-conceituais para a concepção de materiais multimídia. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 54-64.

Keywords : informação interativa; estratégias informacionais; formalização de modelos cognitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )