SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Cognition and opens networks: the interactive information as core of the intelligents systemsScience teaching on the 5th grade based on experimentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

GALVAO, Olavo F. et al. O papel da nomeação na discriminação condicional abstrata. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 65-83. ISSN 1806-5821.

Resumo O método da dupla estimulação deVigotsky inspirou este estudo do efeito da presença ou ausência do rótulo com o nome da categoria sob os ojetos escolhidos durante a aquisição de discriminações condicionais abstratas por crianças. Quarenta crianças do ensino fundamental participaram do Experimento 1. Durante a Fase 1 pedia-se a elas para separar 13 blocos de acordo com cada uma de quatro propriedades, e nomear os critérios de separação. Elas resolveram a tarefa com ajuda do experimentador. 34 participantes passaram à Fase 2. Em cada tentativa o experimentador separava um de 48 blocos de quatro tamanhos e espessuras diferentes para funcionarem como modelo. Escolhas de blocos iguais ao modelo em tamanho e espessura eram reforçadas. Os participantes foram distribuídos em uma de quatro Condições: NNWQ: sem-nome, com questões após as tentativas; NNNQ: sem-nome, sem perguntas; WNWQ: blocos com etiqueta (com nome), com perguntas; WNNQ: blocos com etiquetas, sem perguntas. Na Fase 3, quatro modelos eram separados simultaneamente. Desempenhos de igualação nas Fases 2 e 3 foram melhores nas Condições NN do que nas WN e foi observada verbalização parcial das propriedades relevantes. Poucos participantes generalizaram o pareamento para os novos objetos (Fase 4). O Experimento 2 replicou o Experiment 1, mas mudando os experimentadores nas Condições NN e WN, para eliminar o possível papel do desempenho do experimentador. Novamente o desempenho de pareamento foi mais rápido e a nomeação das propriedades mais precisa nas Condições NN, mostrando um efeito de controle de estímulos restrito do nome nas Condições WN. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 65-83.

Keywords : nomeação; discriminação conditional; pareamento ao modelo; formação de conceito; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )