SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10O papel da nomeação na discriminação condicional abstrataA aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

BEVILACQUA, Gabriela Dias  y  COUTINHO-SILVA, Robson. O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 84-92. ISSN 1806-5821.

Resumo A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. O ensino de Ciências deve despertar o raciocínio científico e não ser apenas informativo. Este trabalho descreve uma metodologia de ensino de Ciências, aplicada em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2005 e 2006. A experimentação, o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento e discussão desta metodologia. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram desenvolver pré-requisitos essenciais na formação da Educação Científica do estudante. A prática da sala de aula deve ser discutida visando à efetiva aplicação da Educação Científica nas escolas. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 84-92.

Palabras clave : ensino participativo de ciências; experimentação; educação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )