SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagemConstrutivismo, Inatismo e Realismo: compatíveis e complementares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

GALINDO MASSABNI, Vânia. O construtivismo na prática de professores de ciências: realidade ou utopia?. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 104-114. ISSN 1806-5821.

Resumo O Construtivismo é um referencial teórico de origem Psicológica e Epistemológica que parte da premissa do sujeito como construtor de seus próprios conhecimentos. Esta idéia tem implicações para o ensino escolar, as quais, atualmente, são apresentadas aos professores por um Construtivismo pedagógico ou educacional e por slogans que deixam entrever a valorização do aluno por sua atividade de construção, sendo o professor apenas um "facilitador" deste processo. Será que os professores de Ciências, área em que as orientações construtivistas reinam hegemônicas, colocam em prática o Construtivismo? Para responder esta questão, observamos as aulas de quatro professores que diziam tentar colocá-lo em aula. Observamos a presença de princípios construtivistas nas aulas, oportunamente, não o tempo todo, em um ensino entendido como "tradicional". Não há, então, uma prática construtivista, mas existem elementos construtivistas na prática docente, os quais identificamos neste artigo. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 104-114.

Palabras clave : construtivismo; cotidiano escolar; prática docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )