SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Mapeando a educação em bioquímica no BrasilRede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

TUNES, Elizabeth; FLORES, Eileen Pfeiffer; SILVA, Elzamir Gonzaga  e  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 156-163. ISSN 1806-5821.

Resumo As alterações verificadas no Sistema Nervoso Central de pessoas com síndrome de Down têm sido apontadas como a causa do retraso intelectual que se observa nesta síndrome. No entanto, a lógica que subjaze os estudos que procuram estabelecer esta relação apresenta pelo menos três aspectos problemáticos: 1) o uso do QI como medida de capacidade intelectual; 2) a interpretação de relações de correlação como relações de causalidade, e 3) a retificação da noção de funcionamento cognitivo. Devido a isto, sugere-se a necessidade de redirecionar a investigação para a analise da configuração dos ambientes sociais das pessoas com atraso no desenvolvimento. Com base na teoria sócio-histórica de Vygotsky procura-se indicar algumas hipóteses sobre a conformação destes ambientes e sua relação com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 156-163.

Palavras-chave : síndrome de Down; déficit intelectual; funções psicológicas superiores; ambiente social de desenvolvimento; Vygotsky.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )