SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Rede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CARDOSO BOUYER, Gilbert. A face produtiva do poder: indivíduo, cogito e verdade. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp. 178-198. ISSN 1806-5821.

Resumo Pesquisadores interessados no método genealógico são convidados a buscar pelas descontinuidades e rupturas na história. Logo, este artigo enfoca o método genealógico, usado por Michel Foucault, na análise do lado produtivo do poder. Os métodos utilizados neste artigo são: (1) a análise das práticas sociais disciplinares e (2) a análise das formações discursivas. O poder não é algo estático. Ele é muito dinâmico e produtivo; e ele tem um lado de positividade, de acordo com Foucault. Desta forma, o poder será capaz de produz a verdade de um período histórico, em um contexto histórico específico, por meio de práticas disciplinares. O poder disciplinar produz conhecimento, verdade, indivíduo e psiquê individual. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 178-198.

Palabras clave : poder disciplinar; genealogia; cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )