SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11The significance of the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro for the non-formal science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

TIMM, Maria Isabel et al. A virada computacional da filosofia e sua influência na pesquisa educacional. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 02-20. ISSN 1806-5821.

Resumo Este trabalho reflete sobre a confluência epistemológica dos pensamentos filosóficos e científicos, no território tecnológico aberto pela massificação dos computadores em todas as áreas de produção, representação, distribuição e validação de conhecimentos. Descreve e contextualiza expressões como virada computacional da filosofia (década de 90, Estados Unidos), relacionando-a com a familiaridade desenvolvida entre um grande número de pensadores e o universo contemporâneo da inteligência maquínica, que pregam a superação de posicionamentos de recusa ou estranhamento do mundo computacional, pela impossibilidade de abrir mão das potencialidades cognitivas e de compreensão da mente humana, espelhada em hardwares e softwares em níveis crescentes de sofisticação e capacidade de aprendizado. Descreve e contextualiza ainda a expressão mente computacional, cunhada de forma multidisciplinar, simultaneamente reflexiva, científica e pragmática, no escopo das chamadas Ciências Cognitivas, que absorvem o diálogo entre a Filosofia, a IA, as Neurociências, a Lógica, a Lingüística e a Antropologia. Objetiva-se, na convergência das grandes contribuições contemporâneas das áreas citadas, refletir sobre a emergência de novos paradigmas para a pesquisa educacional, que contemplem o novo olhar filosófico, tecnológico e de abrangência multidisciplinar.

Keywords : virada computacional da filosofia; inteligência maquínica; informática na educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License