SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11The significance of the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro for the non-formal science educationContribution for a speculative grammar: a new approach in diagrammatic logic in the field of sciences cognitives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

SZABO, Inácio  and  GONCALVES DA SILVA, Rubens Ribeiro. Informação e inteligência coletiva no ciberespaço: uma abordagem dialética. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 37-48. ISSN 1806-5821.

Resumo Propõe a análise sobre o uso da internet pela sociedade a partir de uma abordagem dialética, fundamentando esta abordagem, e comparando a abordagens alternativas utilizadas por outros autores. Apresenta as diferentes visões do uso da internet: a visão "Supervia de Informação", e a visão de prática de comunicação cooperativa e comunitária. Em seguida, descreve exemplos de comunidades virtuais de conhecimento investigadas durante a fase de pesquisa. Realiza uma reflexão sobre a inteligência coletiva no ciberespaço, associando ao conceito de informação adotado neste trabalho. Conclui indicando a relevância das comunidades virtuais de conhecimento para a formação da inteligência coletiva, e sua contribuição para a Sociedade do Conhecimento.

Keywords : Internet; Ciberespaço; Comunidades Virtuais; Dialética; Informação; Inteligência Coletiva..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License