SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Information and Collective Intelligence in the Cyberspace: a Dialectic ApproachConscience, emotion and cognition: the effect of priming affective subliminal in attention tasks. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

ILARIO, Enidio. Contribuição para uma gramática especulativa: um novo enfoque em lógica diagramática no campo das ciências cognitivas. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 49-66. ISSN 1806-5821.

Resumo Sabemos que Kant, ao supor a pré-existência de uma linguagem mental, antecipou muito do que hoje é objeto de discussão em ciências cognitivas e quando trata do processo dialético do entendimento, afirma que toda divisão a priori mediante conceitos precisa ser uma dicotomia da qual surge uma terceira categoria. O presente método, através de uma diagramática ortogonal e tendo a Finalidade como princípio ordenador, buscou elaborar uma tópica sistemática, capaz de atribuir a cada conceito, no todo, o seu lugar e função. Tal metodologia dialoga diretamente com aquelas representações ortogonais e concepções de tábuas de verdade de C. S. Peirce, que considerou tanto o pensamento filosófico quanto o raciocínio lógico a partir de métodos da geometria.

Keywords : lógica, diagramática; ética; epistemologia; imanência; topologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License