SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Contribution for a speculative grammar: a new approach in diagrammatic logic in the field of sciences cognitivesSelf-Organization, Embodied Cogniton and the Bounded Rationality Principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

S. BORINE, Monica. Consciência, emoção e cognição: o efeito do priming afetivo subliminar em tarefas de atenção.. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 67-79. ISSN 1806-5821.

Resumo Parte-se da revisão de duas linhas de pesquisas, desenvolvidas nas últimas décadas: o estudo de efeitos de estimulação subliminar "priming", e de desencadeamento de reações emocionais por estímulos controlados. Este estudo combinou tais linhas com o objetivo de estudar a consciência com o pré-preparo afetivo: efeito de estímulos de conteúdo aversivo, subliminares e supraliminares sobre a cognição pela análise do desempenho em tarefas de atenção. Três tarefas experimentais foram realizadas por 35 indivíduos em laboratório de neuropsicologia: a tarefa base onde se testou à detecção de alvo visual simples, e a mesma tarefa de base, porém com estímulos distratores aversivos intercalados, de forma supraliminar ou subliminar (500 ms ou 50 ms de duração), em blocos aleatorizados entre os indivíduos. Calcularam-se índices de detectabilidade e critério de resposta, que serviram para a comparação estatística entre condições (medidas repetidas). Os resultados mostram uma mudança significativa do índice "critério", indicando uma mudança de estratégia na presença de distratores subliminares aversivos. Concluiu-se que a tarefa subliminar fez um efeito "destruidor ou devastador" na tarefa supraliminar, cometendo menos falso-alarmes protegendo a tarefa supraliminar, tendo um efeito "protetor". Os resultados são discutidos no contexto da relevância de influências emocionais sobre o comportamento.

Keywords : consciência; pré-preparo afetivo; estimulação subliminar; atenção; emoção..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License