SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Conscience, emotion and cognition: the effect of priming affective subliminal in attention tasks.The children cognitive and affective aspects evaluated through symbolic function manifestations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

BISSOTO, Maria Luísa. Auto-organização, cognição corporificada e os princípios da racionalidade limitada. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 80-90. ISSN 1806-5821.

Resumo Esse artigo discute o conceito de racionalidade limitada, amplamente empregado nas teorias de tomada de decisão; analisando-se a concepção de cognição a ele subjacente. Com base nessa análise levantam-se as principais limitações de tal concepção para o entendimento dos processos decisórios humanos. Destacando a importância de se investigar formas mais complexas de compreensão da cognição nos processos de tomada de decisão, para melhor apreendê-los e trabalhar sobre eles, são explanados os princípios do conceito de auto-organização e de cognição corporificada. As contribuições desses conceitos para a compreensão dos elementos cognitivos dos processos de tomada de decisão e seus possíveis aportes para o conceito de racionalidade limitada são, então, apresentadas e discutidas. A relação estabelecida entre os conceitos de racionalidade limitada e de auto-organização e cognição corporificada não se afigura como uma relação de anteposição radical, mas é, antes, dialógica.

Keywords : racionalidade limitada; auto-organização; cognição corporificada; decisão..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License