SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Self-Organization, Embodied Cogniton and the Bounded Rationality PrinciplesThe orientation of disciplinary problems by means of reading and debating texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

DE LARA UZUN DE FREITAS, Maria Luisa  and  MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. Os aspectos cognitivo e afetivo da criança avaliados por meio das manifestações da função simbólica. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 91-109. ISSN 1806-5821.

Com fundamento na teoria de Jean Piaget, assume-se aqui as condutas de representação da função simbólica como um meio de avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo em atendimentos psicopedagógicos de crianças. A partir de tal perspectiva, foi realizado um estudo de caso com um participante (GIL), entre o período de maio de 2005, quando estava com 5;10 de idade e março de 2006 com 6;8 anos de idade. Os resultados obtidos revelaram a importância da metodologia proposta, visto que a criança se sentiu à vontade para se expressar por meio das condutas de representação, as quais permitiram investigar aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Keywords : Piaget; função simbólica; avaliação; cognição; afeto..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License