SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11The children cognitive and affective aspects evaluated through symbolic function manifestationsThe modal 'dever' epistemic and deontic: a problem of lexical processing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

D'ANTONA BACHERT, Cristina Maria  and  MOURAO ALVES OLIVEIRA, Maria Helena. A orientação de conduta por meio da leitura e discussão de textos. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 110-119. ISSN 1806-5821.

Resumo Este artigo propõe a leitura e discussão de textos como recurso de orientação para alunos com problemas disciplinares, em substituição ou complemento às sanções tradicionais utilizadas na escola. Para detectar sua viabilidade foi levantado o perfil de leitor de uma amostra composta por 27 alunos de 5ª a 8ª série de uma escola particular situada no estado de São Paulo que apresentaram atitudes inadequadas em sala de aula. O instrumento de avaliação utilizado foi um questionário elaborado pela Pesquisadora. Os resultados obtidos indicam que este tipo de atividade pode ser estruturada a partir de textos curtos que retratem situações do cotidiano e os problemas que surgem dessas relações. A discussão realizada a partir da leitura poderá incentivar o aprendiz a analisar suas atitudes e, ao elaborá-las, perceber a necessidade de aprimoramento de habilidades nas esferas cognitiva, pessoal e social.

Keywords : disciplina escolar; desenvolvimento moral; leitura (aspectos metacognitivos)..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License