SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11A orientação de conduta por meio da leitura e discussão de textosEscola e comportamento anti-social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Resumen

CORBARI, Alcione Tereza  y  BIDARRA, Jorge. O modal dever epistêmico e deôntico: um problema de processamento lexical. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp. 120-131. ISSN 1806-5821.

Resumo O modal dever tanto pode significar obrigação como probabilidade, dependendo da modalidade que veicula, deôntica ou epistêmica1, respectivamente. Neste estudo, busca-se verificar se º fenômeno se configura como um caso de polissemia, como defendem alguns autores, de homonímia, ou, ainda, se envolve os dois tipos de ambigüidade. São retomados aqui alguns dos principais conceitos e critérios indicados pela literatura e que vêm sendo aplicados na distinção de cada uma das duas ocorrências observadas. O foco da discussão está assentado nos chamados critérios distintivos. Partindo desse ponto, uma análise sobre sentenças comumente enunciadas será feita com o intuito de, ainda que não resolva o impasse, pelo menos provocar um debate interessante que possa trazer alguma luz para a questão de como representar no léxico uma palavra que, como o dever, se coloca na fronteira dos dois tipos de ambigüidade.

Palabras clave : verbos modais; processamento lexical; ambigüidade lexical; processamento da linguagem natural; comunicação; linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License